terça-feira, outubro 26, 2010

VIVA A LITERATURA

Deixando o coração falar.... A vida nos apresenta surpresas que às vezes custamos a acreditar. Eu tive um sonho, escrever. Quando isso aconteceu? Num momento em que eu vivenciava um momento difícil, um vale, a perca do meu pai. Eu precisava encontrar forças para externar o que estava dentro de mim e eu calava. Nasceu Para onde vão as nuvens, O sonho e os outros poemas foram surgindo. Confesso-lhes que o maior obstáculo a vencer nesse percurso, foi o pessimismo, o medo de não conseguir, razão deste livro estar por anos engavetado.Mas, como tudo tem o seu tempo,eu sei esperar,eu soube esperar e continuarei esperando que os meus sonhos,tantos e tantos se realizem.Parafraseando Roberto Carlos “ quando eu escrevo aqui,eu vivo esse momento lindo”.
Cabe neste livro, nessas páginas, o registro de tantas emoções vividas e compartilhadas com pessoas que tanto amo e outros que tanto aprendi a amar. Algumas já repousam nos braços do Pai outras ainda vivem mesmo que distante, mas forte nas lembranças e na saudade. Afinal, aprendi a dizer adeus, sem tirá-las do coração.

Sonhos, Sonetos e Saudades é um filho que teve que ser gerado nos jardins da emoção. Educado para ser apresentado a sociedade. Esse livro é fruto de situações vividas, compartilhadas, divididas, somadas por mim e por tantas pessoas que fazem parte hoje deste universo de protagonistas que me ajudaram a construir esse livro com seus depoimentos,com suas vivências, com seus amores,desamores, com tanta verdade que muitas vezes me emocionei tanto que cheguei a chorar ao escrever .

Não é fácil falar de nós mesmos,assim como também não é fácil falar dos outros,é como se você estivesse vivendo o que os outros viveram. É assim a vida de um poeta. Não sou inventor. Sou escritor, escriba, esculpidor de tantos casos, fatos, sonhos, saudades. De tantos e tantos que você sem saber estará nas páginas deste livro,ao ler um poema e se ver nele e ver sua vida como ela é ou como ela foi um dia.

Nesse dia, uma salva de palmas aquelas e aqueles que brilharam e continuam a brilhar nas minhas lembranças e estão aqui expressas em palavras carregadas de tamanha emoção que chego a sentir palpitações no coração ao saber que esses momentos ficarão registrados e não se perderão jamais nas nossas lembranças. Estamos aqui, agora mais felizes, mais tristes,não importa,vivamos o aqui e o agora e deixemos que o futuro, Deus continue a escrever com a tinta do sangue do seu Filho Jesus a qual nos escreveu uma nova história. A história da redenção e da salvação de Deus. Esqueçamos o passado e vivamos a nossa nova história.Um brinde as Boas novas .
Quantas noites e momentos debrucei-me sobre uma fotografia, viajando nas lembranças de algo ou alguém, lendo um bilhete, uma carta, eu pude fazer um coquetel de poemas dos mais variados para lhe presentear.
São muitas lembranças, eu diria que até inesquecíveis, mas, como no “banco da vida” tudo passa é melhor esquecer o “passado bem presente”, sei que em meio a “soluços e saudades”, o “sonho”, se realizará, vendo o “show das borboletas”,no “canteiro da saudade”, eu encontrei “a força” para continuar escrevendo “a carta ao amigo”, “a um certo homem de Deus”, em baixo da “figueira”.
Pude então, pensar “para onde vão as nuvens’’, “eu e você”, a rosa maior e o sonho que eu fiz, todos num desencontro, dando adeus o mundo e boa viagem “! Porque sempre é tempo de se descobrir.

Não é tarde para sonhar, ainda que pareça difícil é preciso acreditar, persistir. O maior obstáculo a vencer nesse percurso da publicação deste livro foi vencer a mim mesmo.Aos apelos do medo de não conseguir,de não da certo,mas,mais uma vez valeu a pena acreditar .Continuarei sonhando,pois o que seria a vida sem os sonhos?Continuarei cultivando Sonhos,escrevendo Sonetos e sentindo Saudades.
Que você possa ler todos os poemas, refletir, estudar e viajar num mundo mágico das descobertas, inclusive da leitura.
Ler e descobrir-se.É despir-se e mostrar o que outros tentam esconder. João Mattos

Comments System

Disqus Shortname