sábado, abril 16, 2016

MINHA TERRA, NOSSA GENTE. SÉRIE ANIVERSÁRIO DA CIDADE


#MINHA TERRA, NOSSA GENTE.

Nos caldeirões de pedras
Uma cidade se originou
Caldeirão Grande, terra vermelha.
Cidade do meu amor.

Os filhos que aqui moram
De muitos nos fazem lembrar
As famílias bezerra,correia e brasileiro
Nossas terras vieram comprar.


Na fazenda Boqueirão
Onde tudo começou
No 25 de abril
Esta terra se emancipou.

No cenário nacional
Desponta como a terra do licuri
Fruta do semi-árido
Foi sobrevivência de muitos aqui.

Teu povo muito sabe contar
As histórias da nossa gente
Entre risos e alegrias
Sonhos por vezes, descontentes.

Na aurora dos 25 de abril
Cidade se tornou
Caldeirão grande, cidade querida.
Minha terra, meu amor.

Hoje longe, muito longe.
Outros estão lembrar
Da caatinga rala
Que vidas vêm despojar.

Aqui não se ouve mais
Procissões de latas,
E brincadeiras de rodas
Apenas fotografias e lembranças
A tradição nos faz voltar.

Salve, Salve o progresso.
Nas ruas, praças e avenidas.
Nos vestidos de chita,
Rasgados pela moda
Que sufoca
E o que já foi traz de volta.

Água, luz e telefone.
Aqui também chegaram
É o homem trazendo o progresso
E eu, poeta, contando em versos.

Vista de forma singular e plural
Poetas exaltam e enobrecem a terra
Registram vultos e histórias
Que aqui serão eternas.

Viva as mulheres:
Tia Bebé e Tia Zinha
Eliane e Nalvinha
Alaíde e Glorinha
Marinalva e Lelinha
Tidú e as Marias...
Espelhos de vida,
Força e alegria.

Da alegria e da saudade
Da lagoa e do novo amanhecer
Das águas e do Zabelê
Das Populares e da Esperança
Do Pó a 25 de Abril
Caldeirão, quem ti viu
Não és mais a mesma de outras mil.

Encerro os meus versos
Sabendo que outros virão
Num tempo bem próximo,
Salve, salve, Caldeirão
Terra da minha paixão...
Livro:Sonhos,Sonetos e Saudades
Por João Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname