segunda-feira, fevereiro 01, 2016

MINISTÉRIO DE LIBERTAÇÃO


A palavra Ministério quer dizer SERVIR. A palavra ministério, na Bíblia, na maioria das vezes em que aparece, significa serviço. No Novo Testamento a palavra grega para ministério é “diakonia” e indica a prestação de algum tipo de serviço ou trabalho. Como, por exemplo, nesse texto: “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia] da palavra.” (At 6. 4). Ou seja, eles se dedicariam ao trabalho, ao serviço da pregação da palavra de Deus.
Um ministério, ele nasce de uma chamada de Deus para cada um de nós. Quando uma criança nasce e ela tem uma missão, um chamado especial, um ministério, Deus libera unção sobre a vida desta desde o ventre. O inimigo vê algo diferente na vida daquela pessoa e tenta de várias formas para barrar a missão, o ministério dessas almas preciosas. Por isso que às vezes enfrentamos lutas e não entendemos o porquê delas. O objetivo do inimigo é seduzir e desviar do foco aquele que foi chamado para uma grande obra nessa terra.Um ministério é construído e alicerçado na palavra de Deus. Experiências sobrenaturais, vindas da eternidade vão complementando nossa vida espiritual e ministerial formando em nós a mente de Cristo.

O ministério passa a ser um problema quando perde-se o foco, deixa-se de servir para ser servido. O que existe de ministérios feridos, desacreditados, mortos por ai, porque um dia deixaram de ouvir a Deus e se humilhar. Uma agenda lotada nem sempre é Deus quem faz. O inimigo é sagaz e ele sabe como nos enfraquecer. Às vezes a agenda está tão lotada que pregamos demais, entregamos demais e não nos abastecemos. Como posso oferecer se não paro para buscar, me alimentar, ser discipulado? Chega um momento que não suportaremos e sem percebermos estaremos longe, mesmo estando perto dele. Não sei como você se encontra hoje. Se um dia você já serviu na igreja, fez a obra do Senhor e hoje está longe, afastado. A unção de Deus é irrevogável. Ela ainda permanece! Volte e recomece. Deus pode fazer tudo novo, como está escrito em Ageu 2.9: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.
Um dia tive uma visão em que eu ia descendo na rua onde moro e, no meio da estrada, tinha um homem parado e, à medida  que ia me aproximando, ele olhava pra mim. Apesar de o seu corpo físico ser igual ao nosso, seu rosto era angelical, porque seu semblante expressava uma paz, algo sobrenatural. Ele me olhou e disse: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras, vai e pregue”.  E colocou na minha boca um rolo de trechos da bíblia. Depois desse dia, passei a buscar mais a Deus e a meditar em sua palavra. São muitas as experiências com Deus e sua chamada para minha vida.
O ministério de libertação começou quando ainda não fazia parte do ministério da igreja, mas sonhava constantemente expulsando demônios. Às vezes ficava assustado quando acordava, porque realmente eram guerras travadas nos sonhos contra as forças espirituais do mal. Depois disso, comecei a analisar a minha vida, a minha família, e pessoas próximas e identificar áreas que precisavam de libertação.
Quando nos convertemos, precisamos nos arrepender da velha vida e desistir pra sempre daquilo que praticávamos. Deus é Deus de recomeços e sempre será. Mas muitas vezes as pessoas pensam que participar do corpo da igreja, mudar seus hábitos, costumes e vestimentas é garantia de libertação e salvação. Cuidado! A conversão deve nascer de dentro para fora e não pode ser forçada: é obra do Espirito Santo.
 Conheço pessoas que, por fora, pareciam cristãs genuínas, mas por dentro estavam presas em marcas do passado, palavras malditas, vozes malignas, relacionamentos quebrados, decepções mágoas, alimentadas pela sede de vingança, dupla personalidade e isso gerava ou gera nas pessoas uma instabilidade espiritual, ora está na fé, ora é incrédulo. Mas há esperança pra você. Jesus nos disse “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. E Ele veio pra isso, para desfazer as obras do diabo. Então essa é a hora. Se você tem vivido em momentos de bipolaridade espiritual em sua vida, decida mudar. Prostre-se diante dEle agora, esqueça seus títulos, seus anos de igreja, isso não importa agora, e arrependa-se. Faça como Zaqueu, resolva fazer diferente, ser diferente, ser a mudança que tanto você almeja. Liberte-se agora em nome de Jesus de todo mal do seu passado e seja livre no Senhor.
Ao pesquisar o significado da palavra libertação no dicionário on line, localizei a seguinte informação:  Libertação: Ação ou efeito de colocar ou colocar-se em liberdade; pôr-se em liberdade; liberação: libertação de um preso. Ministério de Libertação é tarefa árdua e pagamos um preço por ter esse chamado do Senhor para nossas vidas. Mas não estamos sozinhos nessa batalha. Jesus nos disse que as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. (2 Coríntios, 10.4).
Guerra espiritual não se vence na força do nosso braço. Existe um mundo espiritual onde batalhas são travadas a todo instante e fazemos parte deste mundo. Somos conhecidos no mundo espiritual quando fazemos a vontade do Senhor. Quando vivemos o evangelho de Cristo e exercitamos nossa autoridade nEle.
Outro dia, uma pessoa veio até a minha casa e me pediu uma oração. Lembro-me que orei por ela e, após aquele período de oração, me sobreveio um desânimo, desfaleci no sofá da minha casa. Outro dia estava na escola onde trabalhava e uma pessoa entrou pela porta da sala dos professores e em seguida senti o mesmo abatimento físico. Outro dia aconteceu na igreja, num culto. Me levantei em oração contra isso. Não aceito isso na minha vida e passei a clamar por libertação nesse sentido e logo compreendi que os dardos inflamados do maligno são justamente essas setas que ele lança em nós e, muitas vezes, estamos tão vulneráveis, que não percebemos que a todo o momento precisamos estar em espírito de oração, repreendendo isso. Declarei que todo aquele mal saísse da minha vida e não voltasse mais e proclamei sobre a palavra de Deus sobre a minha vida e fui livre,
O diabo, ele conhece aquele que é um instrumento poderoso nas mãos de Deus e ele faz de tudo para paralisar os ministros do Senhor nesse mundo. Mas, ele nada pode contra aquele que é cheio do Espirito Santo. Jesus disse a Pedro certa feita: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18 ).
Nada pode nos deter, nada pode nos paralisar. Não são as afrontas que têm se levantado, as calúnias, as difamações, as injustiças, as perseguições, nada disso tem força sobre a vida daqueles que sabem que, uma vez chamado, sempre chamado. Independente da situação pela qual estejamos passando, apesar das circunstâncias, Deus quer nos usar e não podemos parar. O inimigo das nossas almas não para. Mesmo sabendo que é um derrotado, ele não desiste. Se algo falido, fracassado, não quer desistir, imagine eu e você que somos mais do que vencedores (Romanos 8..3 ao 7 e tudo podemos naquele que nos fortalece (Filipenses 4.13).
Entenda que o seu caminho é sempre pra frente. Temos uma autoridade delegada a nós pelo próprio Jesus. Precisamos mostrar ao mundo que Jesus vive e reina entre nós outra vez.
Ele nos deu uma ordem: E disse-nos:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16.15 ao 18).

É pra você e pra mim esse comando do céu. Foi entregue em nossas mãos essa autoridade. Não podemos nos calar, somos uma voz que clama no deserto, uma voz profética, ungidos por Deus para libertar os cativos e arrancar das garras do diabo, os jovens, senhores, senhoras, adolescentes, todas as criaturas de Deus e não temos tempo a perder com coisas fúteis, inúteis e vãs. Jesus tem pressa em usar nossas vidas como referencial dEle nesse mundo.
Ainda na minha caixa de lembranças, recordo que primeira vez que fui expulsar um demônio de uma senhora, bateu em meu coração um medo. Imaginei que podia não conseguir expulsar o espírito, de ser envergonhado, afinal, estava em um culto. Mas ao contemplar o estado daquela senhora, pude sentir o Espírito de Deus se movendo dentro de mim e me dirigindo para fazer o que Ele havia me delegado. O medo se foi e o poder do Espirito me revestiu da sua unção e vi a libertação sendo derramada sobre aquela vida cativa, e Jesus ser glorificado. Tudo é para a glória de Deus. Não tenha medo, quem te comissionou garante.
 A ordem é dEle e a garantia de que a libertação também vem da sua santa palavra que é fiel e verdadeira. Jesus nos diz: “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14.13). O nome dEle é poder, é ação, é liberação de cura, é mover do Espírito. É a certeza que, quando Ele manda, podemos agir na direção da sua palavra.
Nos anos iniciais de minha caminhada com Cristo, achei que podia sair por aí orando em todo mundo, curando os enfermos, expulsando os demônios e levando a palavra. Precisamos ter certo cuidado com isso. Jesus mesmo nos advertiu que devemos orar e vigiar a todo o momento: Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 26,41).
Nada podemos fazer sem a direção do Espírito Santo. Devemos ser guiados por Ele e não pelas nossas emoções. Não temos capacidade humana em nós que garanta que podemos fazer algo no mundo espiritual, é apenas pela capacitação que vem do alto que somos movidos a invadir o território do inimigo e libertar os cativos. Jesus mesmo disse aos seus discípulos: “Ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lucas 24:49)..Não podemos nada sem a unção de Deus que nos sela e nos capacita para exercermos sua obra nessa terra. Assim nos diz o Senhor: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11.36).   
Lembram da visão sobre o que ocorre no mundo espiritual quando oramos? Quando oramos, movimentamos o mundo espiritual. Quando oramos por alguém, a oração que sai da nossa boca tem poder de romper com distâncias geográficas e alcança os lugares mais distantes. Quando você ora por alguém, é como se saísse da nossa boca uma corrente de fumaça branca e iluminada que vai ao encontro da pessoa por quem você ora. Creia no poder da sua oração.
Por isso que, quando oramos por várias pessoas carregadas, sentimos o impacto das forças do mal tentando nos fazer parar, mas como a palavra de Deus nos garante, filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 João 4.4). Nós já o vencemos. Não devemos temer, porque o Deus que servimos nos deu autoridade sobre as forças do mal a ponto de reduzi-las ao chão que é o seu lugar e triunfar sobre elas em Cristo Jesus. Aleluia! Muitas vezes você sempre pede orações aos seus irmãos de igreja e esquece que a melhor oração é aquela que sai de dentro de nós, porque, além de atingir o alvo, ela também é um alimento espiritual para quem dela se utiliza. Não cesse de orar.
Muitas vezes tem um chamado de Deus pulsando em seu coração, mas o medo de se lançar nas mãos do Senhor tem barrado você. Deus conta com você pra invadir o terreno do inimigo e lançar ali bombas atômicas de oração pra destruir o inimigo. Guerra é guerra. Se você não luta, o inimigo luta contra você.
 Vale lembrar que Ministério de libertação é algo bastante espinhoso. Por isso, precisamos estar em constante vigilância e comunhão com Deus. Não se pode ir para a guerra despreparado, sem munição. Precisamos estudar o inimigo, conhecê-lo, detectá-lo e destruí-lo. Eis aqui a orientação da palavra do Senhor para o soldado militar contra as hostes espirituais do mal: (Efésios 6.):

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Observando o que está escrito acima, você consegue ter uma dimensão do que seja o mundo espiritual. A oração deve ser constante em nossas vidas. Ela nos alimenta, fortalece nosso espirito e opera em nós milagres. Enquanto dormimos, há uma guerra espiritual, se estamos acordados há uma guerra espiritual. Em todo momento, os anjos do Senhor militam a nosso favor e o Espírito Santo intercede por nós a Deus para que sejamos guardados até o fim.
Jesus, após ser batizado nas águas, foi impelido pelo Espírito Santo ao deserto. Lá Ele jejuava 40 dias e 40 noites. Quem apareceu por lá? Satanás. O inimigo, ao olhar para Jesus, tenta lançar no coração do nosso Salvador aquilo que muitas pessoas diziam ao seu respeito: (Marcos 4.2 ao 11 ):

 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito:" 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropecem alguma pedra'". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'". Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E disse-lhe: "Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'". Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

A palavra de Deus foi a ferramenta usada por Jesus para destronar Satanás e derrotá-lo. A certeza de quem Ele era não foi abalada quando Satanás lhe disse se tu  és filho de Deus, querendo lançar dúvida no coração do Senhor. O inimigo perdeu a guerra e foi obrigado a se retirar ao ouvir a ordem de Jesus. E a palavra de Deus está em você? Como oferecer sem ter pra dar? A leitura da palavra de Deus deve ser nosso pão diário que nos alimenta e nos adestra para as batalhas. Você tem fome de que? Só podemos dar aquilo que temos. Só podemos oferecer, se tenho pra dar. Antes de querer alimentar alguém com a palavra se encha dela primeiro

 No mundo espiritual é assim. Não podemos vencer se a palavra de Deus não estiver em nós. Os banquetes de Satanás não podem confundir a nossa mente. O que deve prevalecer sempre é o que Deus tem pra nós. Do que adianta vivermos momentos de alegria passageira em festas, farras, bebedeiras e depois vivermos no outro dia com um vazio em nós? Quando temos a presença de Deus em nossas vidas, mesmo vivendo momento de guerra, de batalha espiritual ao dobrar nossos joelhos, clamar, jejuar, sentimos o poder de Deus operar em nós, nos reerguendo e nos levantando pra vencer e batalhar sempre.
Desde que iniciamos um trabalho evangelístico na Congregação, localizada no loteamento Enedino Gama, passamos a levantar momentos de Libertação, Intercessão e Adoração. Momentos maravilhosos onde víamos pessoas caírem pelo poder, serem libertas dos demônios, chorarem, se derramarem na presença de Deus.
O momento da oração de libertação proclamávamos a palavra de Deus naquele lugar e declarávamos a queda das fortalezas na vida das pessoas. Engraçado que, à medida que orava pelo povo, Deus trabalhava em minha vida de uma forma poderosa.
Após o momento de libertação, buscávamos a presença de Deus, entronizávamos Jesus naquele lugar e na vida das pessoas. Um dia, enquanto a igreja adorava a Deus naquele lugar, tive uma visão que algo caía do céu naquele lugar. Um ser semelhante a um morcego. Caía com a cabeça no chão. Na hierarquia de demônios, aquele possivelmente seria uma potestade do ar, que tentava bloquear as orações e louvores que eram entoados naquele lugar, para que não chegassem às casas das pessoas e em seus corações.
Quando íamos evangelizar, as pessoas relatavam que ouviam as orações ministrações, mas parece que algo as prendia. Enfraquecia suas pernas. Mas a adoração que rompia os céus daquele lugar era a chave para desatar as algemas e abrir os cativeiros.
Não demorou muito para que as lutas viessem como um tsunami que sai arrastando tudo pela frente. Vivi um momento de reviravolta na minha vida. Parecia que, da noite para o dia, tudo estava fora de órbita.
Recebi mensagens de pessoas me afrontando, dizendo que me envergonhariam publicamente, que acabariam com o meu ministério. Calúnias, difamações pela internet e me senti um Elias dentro da caverna, com medo e recuando cada vez mais.
Batalhas na mente foram travadas. Uma guerra crucial parecia me arrebentar por dentro. Um casamento em que apostei tudo veio ao chão. O castelo se desfez desabou e me senti como cacos no chão.
Minhas noites passaram a ser mais longas e frias. Mas por outro lado, passei a buscar mais a Deus e descobrir que não era tão forte como eu acreditava. Traumas, feridas foram abertas e eu sangrava por dentro. Como pregar sem ter pra dar? O que dizer em meio a um furacão? Como andar sobre as águas diante de tantas feras? Máscaras que caíram me jogavam no chão a cada calúnia e difamação.
Entrei no quarto e rasguei meu coração pra Deus. Não aceitei aquilo. Não sonhei isso pra minha vida e sei que Deus também não sonhara aquilo pra mim. A caverna não era meu lugar. Passei a me levantar em oração e parecia que tudo se estreitava mais ainda. Passei a dormir mais tarde e acordar mais cedo, a ouvir ministrações nas madrugadas sem sono. Minha vontade era de gritar.
Era de tarde e eu estava em casa quando, de repente, uma irmã veio me visitar. Sabe aquela visita que você tanto precisava? Uma mensageira do céu. Chegou e me disse: “Irmão, o Senhor mandou te dizer que Ele desceu pra livrar o seu servo.” E outras coisas mais que foram somente para meu coração tão aflito. Deus usa seus profetas na terra. Aquela mensagem veio como resposta das minhas orações. Algo tão secreto e particular e Deus vem e escancara e revela seus mistérios pro meu coração.
Fui à igreja e, num sermão, o Pastor que pregava naquele dia disse: “Sai da caverna, Elias, está com medo de quê?” Essa palavra veio como uma flecha no meu coração e decidi então sair da caverna e vencer outra vez.
O Espírito Santo começou o mover poderoso na minha vida. Lembro que até quando eu estava lavando uma peça de roupa minha, eu orava a Deus. Eu estava sintonizado 24 horas com Deus. A dor me levou pra mais perto dEle. E eu descobri que Deus é um Deus de recomeços e que sua graça e misericórdia não tem fim.
O perdão expulsou a mágoa e o rancor. E descobri que o perdão é melhor do que a raiva e a mágoa em nós. Decida perdoar.
Mensagens solicitando perdão por parte dos meus ofensores foram encaminhadas pelo celular a mim e a mesma pessoa que me difamou foi a mesma que me pediu perdão e desfez toda palavra lançada contra mim.
Isso tudo é fruto de uma vida no evangelho que muitas vezes vem confrontar a nossa fé e somos provados pelo que dizemos. Ah, Senhor! Aconteça o que acontecer, nunca te deixarei. E quando as lutas e provações batem a nossa porta, duvidamos e jogamos toda responsabilidade nas costas de Deus.
Prova é prova e, se você for aprovado, muda de nível. Não é assim na escola secular? E quanto mais avançamos, mais difícil e exigente vai ficando. Mas a vitória vem.
Muitas pessoas chegam à faculdade hoje pelo caminho mais fácil. Compram diplomas, trabalhos e quando a vida profissional cobra, são reprovadas. Eu venci. O medo, o pessimismo, a falta de coragem, as calúnias e difamações são apenas aquela pedra em nosso sapato que incomoda, mas não impede a caminhada.
Hoje acredito que tudo isso foi apenas um teste para que eu diminua e Ele cresça em mim. Em 2 coríntios 4.8 ao 11 diz:

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.

 Por João Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário