sexta-feira, agosto 18, 2017

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EMITE NOTA SOBRE A ESCOLA AMIGOS DA BIBLIOTECA

O município de Caldeirão Grande, Estado da Bahia, instado a apresentar esclarecimentos acerca de matéria veiculada no site do Ministério Público do Estado da Bahia, replicada em diversos outros sites e blogs de notícias da região, que noticiaram o ‘SUPOSTO’ fato sobre determinada escola do município (“Amigos da Biblioteca”), que a mesma é “desprovida de biblioteca, quadra poliesportiva, salas de informática, refeitórios e, que os estudantes estariam fazendo refeições sentados no chão”.

Inicialmente, cumpre-nos demonstrar o espanto desta municipalidade ao se deparar com o noticiado pelo Ministério Público Estadual que, diga-se de passagem, são fatos dissociados da verdade, não retratando a realidade do município ou de qualquer Unidade da Rede Escolar deste. Consta que a Ilustre representante do Ministério Público, ao solicitar apoio do Município para execução do projeto “O MP e os Objetivos do Milênio”, tendo encontrado total apoio e amparo, se comprometeu a oficiar o ente municipal e conceder-lhes prazo para que este pudesse sanar quaisquer irregularidades por ventura encontradas antes de tomar qualquer medida, o que não aconteceu. Observa-se que o MP quebrou o pacto de lealdade e reciprocidade dantes celebrado, faltando com o compromisso, divulgando reportagem e imagens dissociadas da verdade.



OBSERVA-SE QUE A ILUSTRE REPRESENTANTE DO “PARQUET”, AO NOTICIAR O FATO E AO NOTIFICAR O MUNICÍPIO, RECOMENDANDO A “INTERDIÇÃO IMEDIATA” DA REFERIDA UNIDADE ESCOLAR, ELENCOU FATOS QUE, MUITO EMBORA TENHA RELEVANTE IMPORTÂNCIA, NÃO SERIAM MOTIVOS JUSTOS PARA SUA INTERDIÇÃO, DEMONSTRANDO VERDADEIRA INCOERÊNCIA DA MEDIDA ASSINALADA, DIANTE DOS FATOS EXPOSTOS.

Reconhecemos sim, a inexistência de biblioteca, quadra poliesportiva e salas de informática na referida unidade educacional que, no entanto, não se deu por culpa da atual gestão - mas talvez por uma falha/falta quando da elaboração de projeto de construção da referida escola, que possivelmente se deu em virtude da escassez de recursos financeiros municipais (seria uma utopia imaginarmos que todas as escolas públicas do pais fossem dotadas das referidas estruturas). No entanto, conforme imagens anexas, não condiz com a realidade as falsas afirmações de que a escola não possui refeitórios e que os estudantes estariam fazendo refeições sentados no chão.

Cumpre-nos trazer, ainda, ao conhecimento desta Ilustre emissora, que a Escola Municipal Amigos da Biblioteca é uma escola histórica por onde passaram ilustres personalidades e autoridades, a exemplo .de grandes professores, doutores, vereadores, prefeitos, artistas, dentistas e agora com o apoio dessa gestão, médicos. 

Ressaltamos que em pouco mais de 07 meses de gestão, mesmo tendo recebido o município em situação extremamente precária, a Prefeitura Municipal já realizou reformas em seis das vinte e quatro escolas do município, em conformidade com Decreto de nº 349/2017 (que prevê reforma e reestruturação da Rede Municipal de Ensino), e continuará fazendo até que todas estejam padronizadas e prontas. Ainda, que a referida Prefeitura vem desenvolvendo projetos e atividades no sentido de qualificar, incentivar e melhorar a educação no município, a exemplo de concessão de mais de 300 bolsas de estudo de nível superior; manutenção de casas de apoio aos estudantes, inclusive uma no exterior (Bolívia) – que conta com a participação de 6 alunos cursando medicina; concessão de bolsas de cursos de inglês, para professores e alunos; manutenção de escola em tempo integral, mantida com recursos próprios; distribuição de fardamento completo e material didático para toda rede municipal de ensino; dentre outras.
Repudiamos as inverdades veiculadas nos sites e blogs, assim como a imagem postada pelo referido site, “dos fundos da escola” - inacessível aos alunos, suprimindo toda estrutura interna e externa, que retratam o cenário real da unidade escolar. 

Continuaremos sim a dialogar com todos os poderes, pois reza nossa Constituição, que eles devem ser harmônicos e independentes entre si, assim continuaremos firmando parcerias com qualquer órgão ou instituição que se dispuser a contribuir, somar para o desenvolvimento educacional a qual esta municipalidade está comprometida. 

Destarte, informamos que a referida escola continuará com suas atividades regulares e, que a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande através da Secretaria da Educação, continuará a tomar as medidas contínuas e necessárias ao melhoramento das condições, reiterando seu compromisso com a educação continuada e de qualidade, informando, que, inclusive procedeu à reabertura de três unidades escolares que estavam com suas atividades suspensas desde a gestão anterior, tudo para atender a necessidade e o compromisso dessa municipalidade com a educação de seus munícipes.
Segue fotos da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname