Para homenagear e divulgar a cultura, a língua e a história da comunidade surda brasileira, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, realizou nesta terça-feira (26), às 14h, no auditório, o Setembro Azul. O município de Caldeirão Grande marcou presença com os profissionais do Centro de Apoio Pedagógico Especializado_CAPE e alguns profissionais da Educação do referido município. O Secretário de Educação, professor João Matos, compareceu ao evento e muito emocionado parabenizou a todos. A professora Márcia Santana, que trabalha com Educação Inclusiva no município, emocionada demonstrou toda sua paixão por tudo que foi mostrado nesta dia tão especial.Foi um dia de muita emoção para todos que foram ao evento.
Aberto ao público externo, o evento também reuniu profissionais de educação e integrantes da comunidade surda. A programação contou com mesa-redonda, encenação teatral em libras e apresentação musical, também na língua. Parte da programação foi proferida em libras e contou com tradução simultânea para o português.
De acordo com a tradutora e intérprete de libras do campus, Agda Cortes, 26 de setembro é o dia nacional do surdo e o setembro azul é um movimento para provocar na sociedade a reflexão sobre as lutas dos surdos por direitos.
“Setembro é um mês com muitas datas significativas para a comunidade surda. A cor azul é usada para homenagear os surdos e pessoas com deficiência que foram mortos na segunda guerra mundial. O azul representa o orgulho surdo”, explica Agda, lembrando que uma fita azul era colocada para indicar pessoas com deficiência nesse período.
Fonte:@Caldeirão do povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário