Não, as pessoas não estão fadadas ao fracasso! Não existe ninguém que por ventura possa determinar quem terá sorte ou não na vida. Quem sofrerá na perpetuação da doença X ou doença Y, ou que porventura terá ausência de doença. Acredito que as possibilidades sim. Elas com a graciosa ajuda dos perversos seres humanos. As condições são variantes fazem parte dos determinantes sociais de saúde. Porém não pode ser fato pré estabelecido. Algo existencial sem mudanças e ponto final.
A vida precisa de oportunidades, os seres e bons humanos precisam de melhores cuidados.
Fico possesso com tamanho descaso ao qual vejo meu sertão vivênciar. Crianças, jovens, adultos e idosos. Cronologicamente falando a idade pouco importa. O gênero também, todos sofrem do mesmo mal e são feridos e tremendamente machucados pela mesma culpa, e as consequências continuam a mesmas de sempre: DOR, IMPOTÊNCIA E PACIÊNCIA.
As vezes sou auto punitivo por de alguma forma compactuar com esse sistema, outras vezes sofro dos mesmos males tenho DORES, IMPOTÊNCIA E ME FALTA PACIÊNCIA. Me inquieto com tamanho campo visual que possuo. As vezes pergunto-me: se ser desprovido de informação, tecnologia e interação não me causaria menos tristeza? Talvez sim... vítima conformada tem um processo de aceitação melhor. Somos habituados a perceber quantos alunos na escola deram super certo! Esquecemos de nos perguntar quantos a escola estragou? Sempre dizemos quantos o sistema de saúde conseguiu salvar. Esquecemos de perguntar quantos o sistema matou? E porque tudo isso? E pra que tudo isso?
Desculpem é apenas um desabafo de alguém que enxerga as linhas tortas sociais e tenta entender o porque.
Por Dr Lucas Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário