Sentir-se feliz e realizada passa por um olhar mais gentil sobre a beleza, a carreira, e o envelhecimento. Atingir metas, realizar sonhos, crescer na vida profissional e nos relacionamentos. Isso é o que todas as mulheres desejam, não importa a idade. Porém, durante as etapas da vida, é importante parar um pouco para pensar e cuidar de si mesma, no aspecto exterior e, especialmente, no interior. Afinal, se cuidar traz bem-estar, e mais fôlego para você alcançar seus objetivos.
A psicóloga, arte-terapeuta e instrutora do programa Mindful Self-Compassion Caroline Bertolino explica que a autoaceitação e o amor por si mesma são muito importantes, especialmente para viver em uma sociedade como a nossa, que exulta a beleza e a juventude, e onde comparações são feitas a todo momento.
“Há uma ideia que a gente tem de felicidade em relação a aspectos externos. Além disso, às vezes nos baseamos em uma cultura de comparação social, onde aquela pessoa que possui aquilo tende a se sentir superior, e isso é incentivado”.
Autocompaixão e envelhecimento
Para a especialista, a autocompaixão é uma companheira importante para a aceitação da condição humana, e deve estar presente em todos os momentos, nos bons e nos ruins: “A autocompaixão é uma resposta gentil à sua condição humana e ao seu sofrimento. Somos humanos, frágeis e vulneráveis, todos temos dificuldades, temos potencialidades, envelhecemos”, diz.
A psicóloga lembra da história contada por um professor que conversava com uma senhora infeliz com as rugas que apareciam, e tinha dificuldade em aceitar que estava envelhecendo. “Meu professor disse a ela que havia muitas formas de olhar para o envelhecimento. Olhar cada ruga como uma história que tinha sido escrita. Ele reencontrou essa senhora e ela disse que depois daquela conversa começou a olhar para as rugas e não se sentia mais mal, via como uma parte natural da vida”, relata Caroline.
Como exercitar o cuidado com você mesma
Caroline diz que há várias formas de exercitar a gentileza e amorosidade consigo mesma. “Por exemplo, pensar qual seria o maior ato de gentileza e cuidado consigo que você gostaria de receber de alguém nesse momento, e como você pode receber esse ato de amor de si mesmo”, ensina. E completa: “Nós, mulheres, podemos ser gentis com as nossas amigas, e o exercício é ter a mesma atitude com a gente. O que você diria para essa amiga que está envelhecendo?”
Fonte: terra.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário