domingo, dezembro 10, 2017

Nebulosidade é intensificada e Salvador tem previsão de chuva forte nos próximos dias

As temperaturas elevadas somadas à umidade vinda da região amazônica e do oceano intensificaram a nebulosidade e a previsão é de chuvas fortes, de curta duração, neste sábado (9), e nos próximos dias, em Salvador e na Região Metropolitana. A previsão é do setor de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

As condições do tempo previstas para o final de semana indicam tempo instável para toda a Bahia. Na capital, o céu começou a ficar escuro pouco antes das 17h deste sábado, com a aproximação de nuvens carregadas. Trovões e raios também foram registrados.

O bairro do Costa Azul chegou a registrar falta de energia por uma hora, segundo a Coelba. Parte dos bairros da Graça, Imbuí, Periperi e Paripe ficaram sem energia, de acordo com a Coelba."Já havia previsão de chuva para toda a Bahia, mas hoje a nebulosidade ficou mais intensa. A tendência é que nos próximos dias o céu se mantenha coberto e chuvoso e até com possibilidade de raios e trovões. O calor e a umidade vinda da Amazônia e do oceano são dois parâmetros que, somados, intesificam a nebulosidade", destaca o meteorologista do Inema Heráclio Alves.
O especialista também explica que essa nebulosidade e chuvas mais intensas são típicas dessa época do ano, quado estamos nos aproximando do final da primavera e do início do verão. "É característico desse período a ocorrência de chuvas intensas, mas de curta duração. Essas chuvas, no entanto, podem cair por vários dias", aponta.Eventos mais intensos de chuvas são esperados também para as regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. Além disso, temperaturas elevadas estão previstas, principalmente para o Oeste e São Francisco, onde as máximas deverão atingir os 36°C, o que ainda poderá contribuir para intensificar essas chuvas, aumentando, assim, a possibilidade de ocorrer trovoadas. Nas demais regiões (Sudoeste e Sul), as máximas ficarão em torno dos 34°C.
Para o Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Recôncavo baiano, o tempo também será favorável à ocorrência de chuvas, devido a maior influência dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. As temperaturas nessas áreas continuarão altas variando entre máximas de 30°C (na Chapada Diamantina) e 36°C (no Norte e Nordeste).Na área marítima entre Belmonte, no sul do litoral baiano, e Ilhéus, há aviso de vento forte de com velocidades entre 51 e 74 km/h e rajadas, até as 21h de domingo (10).
Na área marítima compreendida entre Belmonte e Ilhéus, também há previsão de mar grosso, com ondas com até 5 metros de altura, até as 21h de domingo.
Por causa do mau tempo e fortes ventos em Salvador, que chegaram a 38 km/h, a travessia Salvador - Mar Grande foi suspensa às 17h deste sábado. A expectativa é de que o sistema volte a operar no domingo.
Também há Aviso Especial de Tempestade Subtropical na área marítima compreendida entre Cabo Frio (RJ) e Caravelas (BA), a uma distância da costa de aproximadamente 144 km, movendo-se para sudeste, com ventos ciclônicos variando entre 62 e 87 km/h e rajadas de 75 a 101 km/h, até as 9h da próxima segunda-feira (11).

Em decorrência das condições de vento forte, mar grosso e tempestade subtropical, a Marinha recomenda atenção aos navegantes. Também é recomendado que sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações nas proximidades da costa, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.
Fonte G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname