A educação infantil será avaliada a partir de 2019, por meio Sistema
de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esta e outras mudanças
significativas no Saeb, que não passava por uma revisão desde 2001,
foram anunciadas nesta quinta-feira, em Brasília, pelo ministro da
Educação, Rossieli Soares. Com a inclusão da educação infantil, o Saeb
passa a avaliar todo o percurso regular da educação básica. A informação
é da assessoria de imprensa do MEC.
Rossieli Soares enfatizou que os alunos da educação infantil não
farão testes e que esta etapa será acompanhada por meio de questionários
aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta
de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do
Censo Escolar. “Aumentamos o acesso e não conseguimos olhar para os
fatores de qualidade de qual educação está sendo entregue nas creches e
na educação infantil”, apontou o Ministro.
Segundo o ministro, entre os marcos legais para as mudanças do Saeb
está a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do
ensino fundamental homologada em dezembro de 2017, que apresentou prazos
para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep) para revisar suas matrizes.
Conforme anunciado pelo MEC em outubro de 2017, quando foram
divulgados os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de
2016, os estudantes do 2º ano do ensino fundamental serão avaliados
como nova etapa de referência para a alfabetização, adequando-se à BNCC.
A Base antecipou a meta de alfabetização do país para a faixa etária de
sete anos, idade em que a criança está matriculada no segundo ano.
“Teremos em 2019, pela primeira vez, a aplicação da prova da
alfabetização ao final do segundo ano, pegando mai s de 70% das crianças
com oito anos e alinhado com a BNCC”, explicou Rossieli Soares.
Já siglas ANA, Prova Brasil, entre outras, deixam de existir e todas
as avaliações passam a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das
etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As
aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos
resultados, nos anos pares. Um dos destaques é a afirmação de dimensões
da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em
testes cognitivos.
Dentro do atual modelo, o Saeb avalia os estudantes em Língua
Portuguesa e Matemática. A partir de 2019, os estudantes do 9º passarão
por questões de ciências da natureza e ciências humanas. “É importante
para a qualidade da educação começarmos a olhar outras áreas, para além
de língua portuguesa e matemática”, destacou. “A inclusão de ciências da
natureza e das ciências humanas propicia a ampliação da área de
reformulação assim que a BNCC do ensino médio estiver pronta”.
Próximos passos
O MEC quer aplicar, como projeto piloto, testes do Saeb por meio
eletrônico já em 2019. A ideia é que alguns alunos façam a prova nos
dois formatos: por escrito e digital.
As avaliações do Saeb são facultativas para as escolas particulares,
mas o governo federal espera ampliar e contar com uma participação cada
vez maior das instituições privadas.
(Foto – Arquivo)
Fonte: MEC
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