É baixíssimo o percentual de brasileiros às vésperas de concorrer a
uma vaga no ensino superior com conhecimento adequado em Língua
Portuguesa. Apenas 1,62 % dos estudantes da última série do Ensino Médio
que fizeram os testes desse componente curricular no Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 alcançaram níveis de
aprendizagem classificados como adequados pelo Ministério da Educação
(MEC). O percentual equivale a cerca de 20 mil estudantes do total de
1,4 milhão que fez a prova nessa etapa. Em Matemática a situação não é
muito diferente: somente 4,52% dos estudantes do ensino médio avaliados
pelo Saeb 2017, cerca de 60 mil, superaram o nível 7 da Escala de
Proficiência da maior avaliação já realizada na Educação Básica
brasileira.
Se nada for feito pelo Ensino Médio brasileiro, em breve os anos
finais do Ensino Fundamental vão superar a última etapa da Educação
Básica em relação aos ganhos de aprendizagem. O alerta vem dos
resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017
divulgados nesta quinta-feira, 30 de agosto, pelo MEC e pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em
coletiva de imprensa na sede do Ministério. As evidências demonstram um
Ensino Médio praticamente estagnado desde 2009, e que tem agregado muito
pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros.
De forma geral, a baixa qualidade do ensino nessa etapa prejudica a
formação dos estudantes e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento
social e econômico do país. “O ensino médio brasileiro relevado pelo
Saeb 2017 é um desastre. O desempenho insuficiente dos nossos
estudantes, edição após edição da avaliação, confirma a importância das
mudanças que trouxemos com o Novo Ensino Médio", defende o Ministro da
Educação, Rossieli Soares.
Autora da Matriz de Referência do Saeb na década de 1990 e presidente
do Inep, Maria Inês Fini, defende a busca por soluções inovadoras.
“Lamentavelmente os resultados não registram ganhos de aprendizagens das
nossas crianças e jovens. O Saeb 2017 evidencia, mais uma vez, a
urgência da implantação e do apoio a revolucionários programas iniciados
pela Novo Ensino Médio, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o
Mais Alfabetização, e o Ensino em tempo integral, para citar só alguns. É
desalentador o confronto com esses resultados”, ressalta.
A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do
ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a
participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do
Ensino Médio por meio de adesão. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º
e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, de mais
de 70 mil escolas foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e
Matemática. Também foram aplicados questionários para diretores,
professores e estudantes. Oitenta porcento das escolas participantes
cumpriram os critérios estabelecidos e terão seus resultados divulgados.
Responsável pela aplicação e cálculo dos resultados, o Inep também
defende uma maior reflexão sobre os dados. “Somente com base em
evidências poderemos fomentar o redesenho das políticas públicas da
Educação Básica brasileira. Os resultados de aprendizagem dos nossos
estudantes revelados pela avaliação são preocupantes. Isso reforça nossa
opção por apresentar os dados do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) separadamente, diferentemente do que se fazia em
anos anteriores. Nosso objetivo é dar maior visibilidade para os
resultados de aprendizagens para possibilitar o aprofundamento da
reflexão sobre essas evidências”, defende Luana Bergmann, diretora de
Avaliação da Educação Básica do Inep.
Ensino fundamental – No 5º ano do Ensino
Fundamental, o Saeb 2017 revelou avanços no desempenho de Língua
Portuguesa e Matemática. Nas duas áreas do conhecimento os estudantes
brasileiros apresentam nível 4 de proficiência média, o primeiro nível
do conjunto de padrões considerados básicos pela Secretaria de Educação
Básica do Ministério da Educação. No 9º ano do Ensino Fundamental também
há avanços, porém menores. Ao final dessa etapa os estudantes
brasileiros apresentaram nível 3 de proficiência média em ambas as áreas
de conhecimento avaliadas, considerado insuficiente pelo MEC. A Escala
de Proficiência de Língua Portuguesa é dividida entre os níveis 0 e 9,
enquanto a de Matemática é entre os níveis 0 e 10.
Os resultados do Saeb 2017 também revelam grandes desigualdades
educacionais no Brasil. Nove estados registraram as maiores
proficiências médias em ambos os componentes avaliados em todas as
etapas avaliadas: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais,
Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Outros estados se destacaram por proporcionarem mais ganhos de
aprendizagem aos seus estudantes, em ambos os componentes avaliados e em
todas as etapas avaliadas, quando se compara as edições de 2017 e 2015.
São eles: Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Piauí e Tocantins. Goiás é único
estado a compor ambos os grupos.
Edição 2019 – O Inep anunciou, recentemente, uma
reestruturação e ampliação do Saeb já para 2019. O Instituto deixará de
usar, definitivamente, os nomes ANA, Aneb, Anresc e Prova Brasil e todas
as avaliações do Sistema passarão a ser identificadas pelo nome Saeb,
acompanhado das etapas de ensino. O Saeb 2017, desde sua aplicação, já
deixou de lado o antigo nome que identificada a avaliação dos estudantes
de anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Entre as novidades para o
Saeb 2019, destaca-se a avaliação das dimensões da qualidade
educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes
cognitivos. As condições de acesso e oferta das instituições de Educação
Infantil também passarão a ser observadas.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado
periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a
elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em
evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a
qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e
questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados
pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses níveis de aprendizagem
estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de
Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das
etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser
realizada com apoio das Escalas de Proficiência. Os resultados de
aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas
de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar; compõem o
Ideb.
Resultados Brasil, Estados e Municípios
Boletim das Escolas (Divulgação até 30 de setembro)
Painel Educacional de Estados e Municípios (Divulgação até 30 de outubro)
Fonte: INEP
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