sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Comprovação de elo entre zika e microcefalia pode levar 6 meses

RIO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que, apesar de um crescente “acúmulo de evidências”, a relação entre o vírus zika e a microcefalia ainda pode levar de quatro a seis meses para ser comprovada, segundo informações da Reuters. No dia 12, a vice-diretora da OMS, Marie-Paule Kieny, estimou que a comprovação da relação causal entre as doenças e o zika deveria ser comprovada em algumas semanas.

Ainda de acordo com a agência de notícias, a OMS realizará uma reunião com pesquisadores entre os dias 7 e 9 de março. O encontro terá foco no diagnóstico do vírus zika e desenvolvimento de vacinas para a doença.No início de fevereiro, a entidade já havia classificado o surto do vírus como uma emergência internacional de saúde pública, dando ênfase à “forte suspeita” de ligação entre o zika e a microcefalia em bebês de mulheres infectadas durante a gestação.


Somente no Brasil, cerca de 500 casos de microcefalia ou de outros tipos de alteração no sistema nervoso central foram confirmados desde outubro de 2015. Há suspeita de que a maior parte esteja ligada ao vírus zika. Além disso, outros 3.935 casos são investigados no momento.O alarmante crescimento do número de casos no país nos últimos meses fez com que técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos viessem ao Brasil para iniciar uma pesquisa junto ao Ministério da Saúde, com o objetivo de investigar a relação entre os casos de microcefalia e o vírus zika.
Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname