terça-feira, janeiro 12, 2016

Explosão em área turística de Istambul deixa dez mortos


Ao menos dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma forte explosão que aconteceu nesta terça-feira (12) em Istambul, na região de Sultanahmet, próxima à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, importante área turística da maior cidade da Turquia, de acordo com informações oficiais da Prefeitura de Istambul.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou em pronunciamento que a explosão foi provocada por um homem-bomba sírio. Entre os mortos estão oito estrangeiros: seis alemães, um peruano e um norueguês. "Eu condeno fortemente o ataque terrorista que foi realizado por um homem-bomba de origem síria", afirmou o presidente, segundo a agência AFP. "Infelizmente (...), há fatalidades, incluindo locais e estrangeiros. Este incidente mostrou novamente que nós temos que ficar juntos diante do terror".

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o homem teria entre 27 e 28 anos de idade, segundo informações do vice premiê turco, Numan Kurtulmus, que também participou de uma entrevista coletiva. Ele afirmou que o suicida, nascido em 1988, foi identificado por partes de seu corpo.

A explosão aconteceu pouco antes de 11h no horário local (7h em Brasília) e pôde ser ouvida a mais de um quilômetro de distância. Ainda não são conhecidos os motivos para o ataque nem o tipo de explosivo utilizado.A região tem alta concentração de monumentos históricos e é visitada diariamente por milhares de turistas. Várias ambulâncias e policiais foram enviados ao local. Imagens divulgadas por canais de TV mostram vários corpos no chão e o deslocamento de vítimas a hospitais.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise a ser realizada em Ancara, capital do país. Os principais responsáveis pela segurança, como o ministro do Interior, Efkan Ala, e o chefe dos serviços secretos, Hakan Fidan, foram chamados.Um hotel estaria em chamas em outra região da cidade, no bairro de Maltepe, mas não há confirmação de ligação do incêndio com a explosão.

Em entrevista à BandNews FM, o encarregado do Consulado Brasileiro na Turquia, José Wilson Moreira, disse que não há brasileiros entre as vítimas e que existe uma recomendação para que certas regiões da cidade sejam evitadas.Caso algum brasileiro precise de ajuda na Turquia, o telefone de plantão do Consulado-Geral do Brasil em Istambul é (009) 0 554 834-5952.A explosão foi tão forte que chegou a ser ouvida em bairros vizinhos."O chão tremeu, havia um cheiro forte que queimou meu nariz", disse a turista alemã Caroline à agência AFP. "Comecei a correr com minha filha. Nós entramos em um prédio nas proximidades e ficamos lá por meia hora. Foi realmente assustador."

A Turquia está em estado de alerta desde outubro de 2015, quando 103 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em explosões na estação de trens em Ancara. Duas bombas foram acionadas pouco antes do início de uma passeata em protesto à crescente onda de violência entre milícias curdas e forças do governo. 

Nos últimos meses, o país vem registrando diversos episódios violentos por parte dos jihadistas do EI e também em confrontos entre militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e a polícia.O PKK exige a independência do Curdistão, mas é considerado uma organização terrorista pela Turquia.Nas últimas semanas, várias pessoas foram presas por supostas ligações com o EI e suspeita de estarem planejando ataques a Istambul. (com agências internacionais de notícias) .
Fonte:http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname