Uma manifestação de estudantes terminou em tumulto com a Polícia Militar na noite desta quarta-feira (9) na região da Praça da República, no Centro de São Paulo. Algumas pessoas que estavam entre os manifestantes jogaram pedras em direção a policiais militares, que revidaram com bombas de efeito moral. Houve correria.
A PM informou às 22h45 que uma pessoa foi detida na Praça da República e levada ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro. Outras nove pessoas acabaram detidas na Rua Itacolomi, em Higienópolis. Elas serão conduzidas ao 78º Distrito Policial, nos Jardins.
No horário, não havia informações sobre o motivo das detenções.Seis policiais ficaram feridos e foram socorridos no pronto-socorro Vergueiro. Uma jovem que estava entre os manifestantes passou mal e precisou ser carregada.Durante a confusão, um grupo de jovens espalhou entulhos e lixos que estavam em uma caçamba na Avenida Ipiranga e colocou fogo. Várias barricadas foram montadas ao longo da via para tentar impedir a passagem dos policiais. Pontos de ônibus e telefones públicos foram danificados na região central.
Por volta das 21h30, um grupo colocou fogo em lixo na Rua da Consolação, sentido Centro. No horário, os policiais ainda tentavam dispersar os manifestantes com uso de bombas de gás lacrimogêneo.
Centenas de estudantes, pais e professores participaram do ato em apoio aos alunos que se mobilizam contra a reorganização da rede estadual de ensino. A concentração começou às 17h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. O ato foi pacífico até chegar na Praça da República, em frente à sede da Secretaria da Educação, onde houve tumulto.
Os manifestantes exigiam também a abertura de uma investigação sobre a atuação dos policiais militares nos protestos estudantis das últimas semanas. Segundo os organizadores, cinco mil pessoas participaram do ato. A PM não divulgou uma estimativa de manifestantes.
Fonte:http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário