segunda-feira, novembro 23, 2015

DEPRESSÃO: DOENÇA DA ALMA. SEJA LIVRE DESSE MAL


A vida é bela. Quem nunca assistiu esse filme e imaginou que contradição?Decepções, frustações, medo, quarto escuro, insônia, problemas, perdas, vontade de desaprecer,enfim,  a depressão chega silenciosa e trabalhadeira em muitos lares e corações.Alguns sintomas aparecem sorrateiramente:
• Humor depressivo na maior parte do dia. Em crianças ou adolescentes, o humor pode ser irritável.
• Perda ou ganho significativo de peso.
• Insônia ou hipersonia (muito sono) quase diariamente.
• Agitação ou lentidão nos movimentos.
• Fadiga ou perda de energia.
• Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva.
• Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou tomar decisões.
• Pensamentos de morte recorrentes ou ideias de suicídio.
Se você se identifica com os sintomas, não está só. É um “peso” que se projeta em 17% da população. A depressão se alastra como um rastilho de pólvora nas diversas camadas sociais da população, e muitos especialistas anunciam que esse será mal do século. Uma em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio depressivo. E quando ele se desencadeia, muitos o percebem como uma sensação de angústia lancinante. Uma entrevistada chegou a relatar que “a depressão corrói a alma.” O desânimo, a perda do interesse pelos prazeres da vida, o tumulto interno que se anuncia como um tsunami, que desfaz as forças e macula o espírito, corrompe a parte psíquica. Só quem é vitimado por ela tem a noção exata de seus prejuízos. Em Lajeado, há centenas nessa situação. Os consultórios psiquiátricos estão abarrotados de pacientes que buscam recursos médicos. Os serviços de saúde pública também. O custo da depressão é muito alto, e na década de 1990 a doença foi considerada a quarta causa mais importante de incapacitação social. As projeções para 2020 a colocam como a segunda causa de incapacitação, só perdendo para doenças coronarianas. As informações são do psiquiatra Alexsandro Bennemann, que trouxe os dados do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em São Paulo.
A depressão  tem cura sim. Quando buscamos forças em Deus e passamos a buscar sua face encontramos uma saída. A depressão nada mais é do que a ausência de Deus e de sua palavra em nós. Nossa carne (corpo), quando não é bem alimentado, enfraquecemos.Assim, quando não alimentamos nosso espirito com a palavra de Deus, orações,jejuns,estamos nos enfraquecendo e ficamos vulneráveis as nossas emoções. Decida mudar. Você é que mais pode lhe ajudar. Não aceite viver nessa condição. Mentalize idéias positivas,busque ajuda de amigos e pessoas que você confia. Não fique preso em casa, nem muito menos ao que passou. Abra seu coração para o  novo. Deus sempre tem uma nova história e a cada manhã Ele nos da uma nova chance para recomeçar.
Assim,como ela entrou, ela também pode sair. Você não  nasceu assim. Existe um Deus que é poderoso e que está de braços abertos esperando ouvir seu clamor por Ele. Dobre seus joelhos neste momento e fale com Deus, desabafe, conte-lhe sobre suas dores e vazios e Ele te responderá.
Confie em Deus e tudo vai mudar!!!!
Por João Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname