TEMA: A leitura na escola
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Leitura na escola: Concepções e
desafios
PROBLEMA
Hoje
a leitura vem sendo objeto de estudos e pesquisas afinal, porque muitos alunos
chegam ao fim do ensino fundamental I e não sabem ler e escrever?Porque tantos
estudantes universitários têm dificuldades de ler,interpretar e produzir
textos? Esta problemática abre um leque de outras temáticas que estão por trás
das cortinas e que levariam anos para serem desveladas, mesmo assim,
pretende-se conhecer qual é o tratamento didático que a escola tem dado a
leitura e a escrita na sala de aula.
JUSTIFICATIVA
As evidências do fracasso escolar aguçam a
necessidade de uma mudança no sistema de ensino, com o objetivo de encontrar
maneiras eficazes para garantir de fato à aprendizagem da leitura e da escrita.
A escola precisa responder às novas exigências da sociedade e transformar o
perfil social e cultural do aluno/ aluna.
Para Cagliari, (1998) o Brasil precisa de
uma modificação profunda na educação e, em especial na alfabetização. Para isso
necessitamos de professores com melhor formação técnico-pedagógica..
Tendo em vista toda essa problemática como
educadores e participantes do processo de formação de futuros leitores,
deparamo-nos com inúmeros desafios colocados pela prática pedagógica. O
fracasso escolar, a aprendizagem que não se efetivou, uma preparação deficiente
dos professores, são entre outros alguns desafios, que o professor
alfabetizador tem enfrentado na sua prática.
Para tentar responder a essas inquietações
investigamos como se configura o processo de ensino aprendizagem de
leitura nas séries iniciais do ensino
Fundamental I em caldeirão Grande ,tendo como contexto de pesquisa duas
escolas: uma particular e outra municipal .Essa escolha se deve ao fato de
ambas apresentarem realidades distintas as quais possibilitarão o confronto de
metodologias e realidades diferentes.
OBJETIVOS GERAL
Investigar como se configura o processo de
ensino aprendizagem de leitura nas
séries iniciais do ensino Fundamental II
no colégio Estadual Rômulo Galvão na
cidade caldeirão Grande e os objetivos específicos:
Analisar como os professores que atuam nas
séries iniciais do Ensino Fundamental I
compreendem leitura e escrita na escola.
Conhecer os métodos e técnicas utilizados
pelos professores e professoras em suas práticas pedagógicas em sala aula.
Acreditamos que esse trabalho subsidiará a
prática pedagógica de muitos educadores
comprometidos em formar sujeitos críticos e participativos e que sejam
capazes de ler, entender e refletir
sobre as mais variados formas de leitura
e escrita.
METODOLOGIA
Para esta pesquisa de cunho qualitativo,
optou-se pela pesquisa qualitativa e utilizou-se como instrumentos para coleta
de dados a entrevista semi-estruturada e o questionário com perguntas
direcionadas ao professor e alunos, sujeitos desta pesquisa. O lócus da
pesquisa foi o Colégio Estadual Rômulo Galvão é uma escola pública que atende
adolescentes e jovens estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Ela se
localiza na cidade de Caldeirão Grande, a qual possui uma área de 495,84 Km e
situa-se na microrregião do município de Jacobina, a 330 km da capital do
Estado, Salvador.
REFERÊNCIAS
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Goiânia/GO, editora da UFP, 1993.
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1998.
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1999.
BRAGGIO, Silva L. B. Contribuições da lingüística para a
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Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação
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CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bo-bu. São
Paulo/SP, Scipione, 1998.
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre/RS,
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FERREIRO.
Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin
e Rosa Maria Torres. Porto Alegre: Artmed. 2001
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo/SP,
Cortez, 2005, 13 ed.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para leitura do mundo. São Paulo: Àtica, 2002.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.
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