terça-feira, novembro 24, 2015

PROJETO:Leitura na escola: Concepções e desafios 





TEMA: A leitura na escola

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Leitura na escola: Concepções e desafios 

PROBLEMA
 Hoje a leitura vem sendo objeto de estudos e pesquisas afinal, porque muitos alunos chegam ao fim do ensino fundamental I e não sabem ler e escrever?Porque tantos estudantes universitários têm dificuldades de ler,interpretar e produzir textos? Esta problemática abre um leque de outras temáticas que estão por trás das cortinas e que levariam anos para serem desveladas, mesmo assim, pretende-se conhecer qual é o tratamento didático que a escola tem dado a leitura e a escrita na sala de aula.

JUSTIFICATIVA

As evidências do fracasso escolar aguçam a necessidade de uma mudança no sistema de ensino, com o objetivo de encontrar maneiras eficazes para garantir de fato à aprendizagem da leitura e da escrita. A escola precisa responder às novas exigências da sociedade e transformar o perfil social e cultural do aluno/ aluna.
Para Cagliari, (1998) o Brasil precisa de uma modificação profunda na educação e, em especial na alfabetização. Para isso necessitamos de professores com melhor formação técnico-pedagógica..
Tendo em vista toda essa problemática como educadores e participantes do processo de formação de futuros leitores, deparamo-nos com inúmeros desafios colocados pela prática pedagógica. O fracasso escolar, a aprendizagem que não se efetivou, uma preparação deficiente dos professores, são entre outros alguns desafios, que o professor alfabetizador tem enfrentado na sua prática.
Para tentar responder a essas inquietações investigamos como se configura o processo de ensino aprendizagem de leitura  nas séries iniciais do ensino Fundamental I em caldeirão Grande ,tendo como contexto de pesquisa duas escolas: uma particular e outra municipal .Essa escolha se deve ao fato de ambas apresentarem realidades distintas as quais possibilitarão o confronto de metodologias e realidades diferentes.

OBJETIVOS             GERAL
  
Investigar como se configura o processo de ensino aprendizagem de leitura  nas séries iniciais do ensino Fundamental II  no colégio Estadual Rômulo Galvão na  cidade caldeirão Grande e os objetivos específicos:
Analisar como os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental I   compreendem leitura e escrita na escola.
Conhecer os métodos e técnicas utilizados pelos professores e professoras em suas práticas pedagógicas em sala aula.
Acreditamos que esse trabalho subsidiará a prática pedagógica de muitos educadores  comprometidos em formar sujeitos críticos e participativos e que sejam capazes de ler,  entender e refletir sobre as mais variados formas de  leitura e escrita. 

METODOLOGIA

          Para esta pesquisa de cunho qualitativo, optou-se pela pesquisa qualitativa e utilizou-se como instrumentos para coleta de dados a entrevista semi-estruturada e o questionário com perguntas direcionadas ao professor e alunos, sujeitos desta pesquisa. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Rômulo Galvão é uma escola pública que atende adolescentes e jovens estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Ela se localiza na cidade de Caldeirão Grande, a qual possui uma área de 495,84 Km e situa-se na microrregião do município de Jacobina, a 330 km da capital do Estado, Salvador.


REFERÊNCIAS

ALVES, Maria Freire. Passos e (des) compassos da alfabetização. Goiânia/GO, editora da UFP, 1993.
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1998.

BAGNO.Marcos. Preconceito lingüístico: O que é, como se faz. São Paulo. Loyola, 1999.
BRAGGIO, Silva L. B. Contribuições da lingüística para a alfabetização. Goiânia/GO, editora da UFG, 1995.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental Brasileira, Brasília/DF, MEC, 1997.
CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bo-bu. São Paulo/SP, Scipione, 1998.
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre/RS, Mediação, 2006.
FERREIRO. Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa Maria Torres. Porto Alegre: Artmed. 2001
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo/SP, Cortez, 2005, 13 ed.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para leitura do mundo. São Paulo: Àtica, 2002.
 KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.

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