A lógiica sempre foi: guarda na geladeira que o alimento dura mais. Isso pode até funcionar com alguns alimentos, mas não com todos.Alimentos como o tomate e a alho costumam ir para as prateleiras da geladeira, mas podem acabar perdendo seu sabor e a textura. Veja seis alimentos que não podem ser refrigerados e prepare um canto especial para eles na sua cozinha:
Tomate
Colocar tomate na geladeira vai impedi-lo de amadurecer e pode até perder o gosto. Especialistas afirmam que os tomates mudam sua estrutura química e sofrem reduzem de compostos voláteis ao serem refrigerados, afetando assim o seu sabor. A textura e a cor do tomate também podem ser afetadas ao serem expostos à temperaturas inferiores aos 5ºC.
Batatas
As batatas devem ser armazenadas em lugar fresco e seco (enrolados em papel ou plástico para as manterem secas) e não em geladeira. Manter as batatas refrigeradas pode transformar o amido em açúcar, o que irá afetar sua textura. Ao invés de cozinhar, a batata pode ficar sem cor e com um sabor doce.
Cebolas
Cebolas com casca devem ser armazenado em lugar seco, fresco e ventilado, não na geladeira. Cebolas devem ser refrigeradas apenas quando já são compradas descascadas, porém deve-se manter o nível baixo de umidade para que elas continuem secas. As cebolas que foram cortadas podem ficar guardadas em recipiente fechado por até sete dias.
Pão
Colocar o pão na geladeira para evitar que ele fique velho? Melhor não! O refrigeramento pode acelerar o envelhecimento do pão. A temperatura fria faz com que o amido cristalize mais rápido que a temperatura ambiente, deixando o pão duro.
Banana
Colocar bananas maduras na geladeira pode até ajudar a continuar madura por alguns dias, mas colocá-la ainda verde vai prejudicar o processo de amadurecimento, deixando-a preta. Por ser uma fruta tropical, as bananas não tem defesa natural contra o frio em suas células.
Alho
Colocar alhos na geladeira ou em sacos plásticos pode fazê-lo mofar. A melhor maneira de armazená-los em temperatura ambiente, num local seco e escuro com ampla circulação de ar.
Fonte:terra.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário